absurdo homem na multidão

O CONFLITO DO VAZIO (ABsurdo n. 12)

10:58:00Rosemary Muniz Moreira


No meio da multidão o homem está só.
E a liberdade pra ser feliz é a apoteose utópica,
que por debaixo dos conflitos e macabros terrorismos
agitam-se as consciências...
a violência as desertou da verdade.
A multidão caminha com milhares de pés
sobre o chã que assiste o desfile fantasmagórico
de milhões de cabeças de patos, galinhas, perus, pombas
decepadas em fios de sangue no meio do lixo
abundante, fétido e nauseante.
A multidão tem que correr do lixo que se avoluma, cresce,
e até sobre suas cabeças o perigo se estampa em parco espantoso colorido
enquanto prossegue sobre todas as escabrosas inverdades e contínuas discrepâncias,
a procissão dos esqueletos
que seguem na cotidiana lida ao compasso sempre igual
todo dia igual - igual até a morte !
no meio da multidão o homem está só!
O homem é a multidão
o homem é quatro paredes
o homem é asfalto
o homem é a esquina
o homem é o escritório
o homem é a buzina
o homem é o consultório
o homem é o frasco de remédio
o homem é o dia-a-dia
o homem é a máquina de escrever e calcular
o homem é tudo que existe fora dele próprio
e já não pode dormir sem pílulas porque a cabeceira da cama
se transforma em mil papéis e números que o enlouquecem!
No meio da multidão o homem não sabe quem ele é...
poderia até ser um homem bom e provar um sorvete com o filho no parque...
mas a multidão não para e ele tem que seguir juntamente.

No meio da multidão o homem está só
no infinito abandono da criatura arrancada do afeto maternal,
e ele não pode gritar: "mamãe me ajude! A me libertar desse medo,
da solidão, do abandono, desse vácuo de vida,
quero ser um pouco eu e menos multidão,...
minha mãe! Onde está minha mãe"?
No meio da multidão o homem é massa caminhante
na massificadora procissão dos esqueletos que passam indiferentes,
e sempre no meio da multidão o homem está só
sentindo aos poucos a vida escapulir dentre cada novo passo.
No meio da multidão que passa o homem está sempre só!
Os pés pisam com força sobre milhares de rastros que se desfazem sob tantos rastros,
a cada instante reinicia o ensaio final,
a cada minuto e segundo
o tempo deixa um vazio sem nem qualquer sentido,
o homem de repente acorda-se
para outra realidade tediosa da vida sacrificada
e dentre o mecanismo desastroso e degolador ele grita por Deus - e se pergunta: -"Quem é Deus?                                                                                                                               Onde está Deus?"
De nada sabe e nunca conheceu igrejas,
só agora quer saber desse Deus - jamais rezou um "Pai Nosso",
nada sabe de santos, altares e preces.
E do meio da multidão o homem como um animal solitário se exalta e proclama:
                                                     "há de gritar minha voz por esse Deus
                                                                        que nem sei se existe
                                                      há de gritar minha voz
                                                                        com a dor da súplica
                                                      há de gritar minha voz por piedade!...
                                                      há de gritar minha voz e penetrar todos os recantos
                                                                        até os lóculos das flores
                                                                        porque eu preciso desse Deus
                                                                        seja ele quem for
                                                                        e onde estiver...
                                                      há de gritar sempre minha voz por Deus...
                                                                                                  por Deus!
                                                                        já basta a minha ruína
                                                                        andarilha em velhas e rotas botas
                                                                        que nada assimilam dos caminhos,
                                                      há de gritar minhas voz a cada hora:
                                                                        eu quero esse Deus para mim!  
                                                      há de gritar minha voz:
                                                                        modifica-me Deus por misericórdia!
                                                                        Mesmo que só por um dia          
                                                                        pra que eu não morra decepado e agonizado
                                                                        pela loucura entre tantas cabeças de animais
                                                                        no meio do lixo, fumaça e abutres...
                                                      há de gritar minha voz por esse Deus!
                                                                        Já basta esse vácuo ilimitado e torturante
                                                                        eu preciso desse DEUS
                                                                                                               
                                                                                                               AGORA!          

Fonte da imagem: meninadosolhos


        Da obra Mundo ABsurdo - ROSEMARY MUNIZ MOREIRA

You Might Also Like

0 comentários

"O ABsurdo é o que é"

"O ABsurdo é o que é"

Formulário de contato